Instituto das Irmãs Franciscanas
de Nossa Senhora de Fátima
"TESOURO DOS TESOUROS" Encontrar uma razão pra viver
Por causa de um certo reino, estradas eu caminhei Buscando, sem ter sossego, o reino que eu vislumbrei Brilhava a Estrela Dalva e eu quase sem dormir, buscando este certo reino e a lembrança dele a me perseguir! Essa canção do Padre Zezinho, nos fala de uma jornada […]
Essa canção do Padre Zezinho, nos fala de uma jornada incansável em busca de algo maior e melhor, fala da travessia, de erros e acertos. De uma força misteriosa que nos atrai, que nos lança a caminho confiando num jeito novo de viver, sonhando e provando vida em abundancia. Revela que essa nossa sede vem de encontro com o que Jesus ensinou e viveu. Também sabemos pela a Sagrada Escritura que o próprio Cristo é fonte de água viva que nos restaura plenamente, e sabemos pela vida, que o segredo é acreditar no amor e ter coragem de deixar o Senhor selar nossa vocação.
O personagem Artaban do filme o Quarto Sábio, ao deixar tudo em troca de procurar por um Rei que acredita existir, ao partir não hesitou: “não tenho nada a perde e tudo a ganhar”. A verdade é que por onde passou deixou marcas de sua generosidade, beneficiou a muitos com sua presença amorosa, inspirado no anseio de conhecer o Messias.
Apesar de nunca ter visto pessoalmente a Jesus, Artaban fez de sua vida um instrumento de doação em vista do bem comum, dos pobres e excluídos. Exerceu com muita competência seu ofício de médico, não apenas ajudou a salvar vidas, também contribuiu para a aldeia resgatar a autoconfiança, ter melhores condições de vida e cultivar a esperança.
Seu desejo profundo de estar com Cristo só se concretizou na eternidade, entretanto, em sua peregrinação Artaban serviu a muitos; como o Senhor Jesus amou, perdou, sempre e em tudo fez o bem. Sobretudo, o bem maior: com seu testemunho cativar outros ao serviço e edificação do Reino de Deus. Coroamos essa nossa reflexão com a frase de outro grande seguidor de Cristo, um profeta do nosso tempo, Dom Hélder Câmara: "É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca".