INSTITUTO DAS IRMÃS NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - RUA DR PEREIRA BARRETO, 233, ABERNÉSSIA, CAMPOS DO JORDÃO/SP - CEP 12460-000

NOVICIADO: UMA PORTA PARA MUITAS BENÇÃOS (testemunho da Irmã Aline)

NOVICIADO: UMA PORTA PARA MUITAS BENÇÃOS

O período do noviciado é uma oportunidade inestimável e decisiva na formação da futura Irmã Franciscana de Nossa Senhora de Fátima. Em sua caminhada como Noviça, a formanda é convocada a aprofundar e fortalecer suas motivações vocacionais; a centralizar sua vida em Jesus Cristo sintonizando seu coração com Este que foi fiel e feliz como vocacionado. Cristo para sempre será Mestre e Caminho: seja agora como Noviça, seja em breve como Irmã. A formanda precisa viver uma entrega profunda, confiando que o Senhor tendo-lhe chamado lhe concederá a graça de percorrer seus caminhos e vencer os obstáculos na adesão ao Projeto de Deus. Para cultivar sua experiência de intimidade e comunhão com 

Deus, a Noviça dedicará um tempo diário de oração e contemplação; para aprimorar seu dom de convívio e bem querer fraterno fará a experiência de convivência alegre, simples e autêntica com as Irmãs, exercitando o dialogo e a caridade fraterna. Integrando essas fortes vivências, com as diversas e realizadoras propostas de estudo e formação a Noviça progride em sua caminhada vocacional, se prepara para o grande e importante passo em sua vida: fazer os Votos Religiosos assumindo a opção de ser Irmã Consagrada.  Ao concretizar seu noviciado, a nova Irmã será acolhida em uma de nossas Fraternidades onde irá somar forças conosco na missão de “Amar, Acolher e Promover a Vida”.  A seguir, vamos apreciar o testemunho da Irmã Aline do Amaral sobre sua experiência como Noviça:

“Acredito que a profunda vivência do Noviciado, é a mais singela e decisiva etapa para tornar sólida toda formação advinda das etapas anteriores: Acompanhamento Vocacional, Aspirantado e Postulado. Percebi durante alguns períodos, a necessidade da mudança interior; aprendi que o gesto generoso da partilha faz bem a quem recebe e é muito realizador para quem o pratica. 

O sentimento que fica após esta bondade é inexplicável e compensador, pois abraçar a vocação acertada e se dedicar totalmente a ela me realiza como ser humano e me coloca no caminho da  felicidade conquistada e cultivada cotidianamente.  E para que a satisfação possa permanecer, alguns cultivos diários são fundamentais: a dedicação na oração pessoal como um momento precioso; a leitura; a qualidade nas relações e principalmente os desafios cotidianos, que confirmam a necessidade da minha presença na vida do outro, e do próximo em minha vida. Tudo isso engajado no bem querer e no bem comum, para a construção de um mundo melhor. E felizmente, a Vida Religiosa Consagrada me oferece a oportunidade deste empreendimento, e se tudo der errado, ‘tente outra vez’. O único objetivo para a consequente modificação de nosso ser vem da persistência e do cultivo da esperança, só assim saberemos o que é transformar o mundo.  Seguir os passos do Mestre Jesus Cristo em profundidade, é a resposta reveladora que determina o humano e cria condições para concretizar a sabedoria e a riqueza que é viver em sociedade. Em nosso caso específico na Vida Religiosa Consagrada Franciscana: o Dom de viver em Fraternidade, nos doando na missão de amar e cuidar os pequenos e sofredores”.