INSTITUTO DAS IRMÃS NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - RUA DR PEREIRA BARRETO, 233, ABERNÉSSIA, CAMPOS DO JORDÃO/SP - CEP 12460-000

UMA HISTÓRIA QUE VALE A PENA CONHECER:

 O AMOR DE DEUS NOS MOVE E NOS SURPREENDE.

 

“O Reino dos céus é como uma semente de mostarda [...]

embora ela seja a menor de todas as sementes,

quando cresce, fica maior que as outras plantas” (Mt 13, 31-32).

A presença e força da ação divina marcou muito a história de nossa Congregação Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora de Fátima,  Frei Orestes Girardi, Diácono Franciscano, residia em Campos do Jordão/SP, com sérios problemas de saúde, deficiente físico,  homem de grande abertura para Deus, impressionou-se com a situação de abandono das crianças e adolescentes   pobres  e ,   em  1959   na 

na sombra de uma árvore realizava encontros, com meninos e meninas, os reunia para celebrar e cuidar da vida. Este trabalho se intensificou; outras pessoas colaboraram com Frei Orestes nesta causa em apoio aos pequenos, na escuta do apelo de Cristo “Deixai vir a mim as crianças, pois delas é o Reino de Deus” (Mc 10,14). A singela atividade na sombra de uma árvore enraizou-se em Campos do Jordão/SP, pois Frei Orestes Fundou a SEA-Frei Orestes (Sociedade de Educação e Assistência), que desenvolve inúmeros projetos Sócio-Educativos e em 1968, com a colaboração da Irmã Maristela Alves Cintra, Fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de nossa Senhora de Fátima. Essa árdua e bonita missão assumida por Frei Orestes e por Irmã Maristela se ramificou e hoje se estende a outros lugares através da missão de nossas Fraternidades que estão presentes em: Campos do Jordão/SP; Paraisópolis, Brazópolis e Pedralva em Minas Gerais; Curitiba e Ponta Grossa no Paraná e na Paróquia Imaculada Conceição em Recreio dos Bandeirantes/RJ.

Nossa missão nestes lugares envolve Serviços Pastorais, Coordenação de Creches, de Escolas Integrais (projetos de atividades formativas e culturais em períodos contrários à escola), Formação Integral dos Adolescentes e Jovens, Horta Comunitária, Casa Abrigo para meninas e também nos engajamos na Evangelização participando de Missões e Caminhadas com a Juventude.

Nosso modo de viver e Seguir Jesus Cristo inspira-se em Francisco e Clara de Assis, temos o compromisso de defender a vida, demonstrando amor e solidariedade aos pobres, alegria, simplicidade, respeito e cuidado com a natureza. Buscamos ser abertas aos “sinais dos tempos”, ser Irmãs comprometidas com a realidade em vista do crescimento do Reino de Deus para “que todos tenham vida e a tenham em abundância ” (cf. Jo 10,10).

A experiência de amar e cuidar daqueles que necessitam, lutando por um futuro promissor às crianças e aos jovens, Deus fez germinar no coração de nossos Fundadores e na vida de cada Irmã Franciscana de Nossa

Senhora de Fátima. Doando nossas vidas, procuramos melhorar a vida das famílias, contribuir com a missão da Igreja e com o anseio de uma nova sociedade.  Nossa história comprova o provérbio de Dao De Jung: “Pois a árvore, cujo tronco o homem não pode abraçar, brota de uma pequena semente”.

 

Jovem! Venha somar força conosco, assumindo a Vocação de Religiosa Consagrada no Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora de Fátima.