INSTITUTO DAS IRMÃS NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - RUA DR PEREIRA BARRETO, 233, ABERNÉSSIA, CAMPOS DO JORDÃO/SP - CEP 12460-000

FÉ E ESPERANÇA NA FORÇA DOS JOVENS 

"Vós jovens, não sois apenas o futuro Da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade.

Sois seu rosto jovem. [...]."

(Papa Bento XVI).

Já fomos jovens e como vocês tivemos a alegria e a responsabilidade de termos a vida toda pela frente. É tão bom ter a oportunidade de fazermos escolhas, mas às vezes também é doloroso, pois ao optar por algo ou por alguém precisamos renunciar a outros interesses e desejos. Saibam que um sim vem acompanhado de muitos nãos. Estamos falando da nobre e desafiadora tarefa de conciliar liberdade e 

responsabilidade; individualidade e coletividade.

 Quando estamos no início do caminho (como vocês estão), diante de uma encruzilhada, é importante poder mirar o horizonte e nos entusiasmar com o objetivo de percorrer bem nosso caminho, com a esperança de sermos felizes! Descobrir onde queremos ir, como e com quem queremos construir nossa história.

Queridos jovens, perdão pelas vezes que ao olhar o nosso mundo, a sociedade como a organizamos, vocês ficam tristes e perdidos.  Nem sempre conseguimos lhes transmitir os valores da vida e do Evangelho com clareza e de maneira contagiante. Almejamos que nosso jeito de viver possa lhes inspirar o desejo de ser cada dia melhores, de acreditar e lutar por objetivos e projetos que realmente valem a pena. Perdoem-nos pelas vezes que nós adultos fracassamos em nossa função de sermos bons referenciais.

Queremos assumir atitudes de autêntico acolhimento, quando vocês sentem-se inseguros ou sem liberdade para expressar seus pensamentos e concretizar seus ideais.  Temos nosso Mestre Jesus Cristo que se fez Caminho, Verdade e Vida. Com Ele saberemos como nos aproximar e ajudar a todos. Ele verdadeiramente acolhe e promove a todos sem discriminação. Jesus desperta o melhor em cada pessoa, encoraja à mudança de vida, a superar relações de dominação e combater as injustiças. Vencer nossos medos, descobrir e assumir nossos talentos.

Caros jovens, contem conosco! Vamos juntos buscar caminhos para o diálogo entre as gerações. 

Unamos nossas mãos, nossos corações e nossas inteligências na construção de um mundo melhor. Não queremos perdê-los para as drogas, para a violência, para a cultura do consumismo e do descartável.  Queremos contar suas forças juvenis, alegria e criatividade para juntos trabalharmos na vinha do Senhor, fazendo acontecer o seu Reino no aqui e agora de nossa história.

Sejam Felizes!

Com Carinho: Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora de Fátima.